quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ensinando o cachorro a fazer xixi no local certo.



Contrate quem realmente entende sobre cães!!!
Adestramento de Cães (21) 3650-7411 7904-6855 9121-8167
Se gostou curta, compartilhe e assine minha fanpage: www.facebook.com/osegredodoscaes.
A internet está cheia de dicas de como ensinar seu cão a fazer xixi no local certo, muitas vezes laçando mão de produtos que realmente não funcionam, ou até funcionam por um tempo mas depois puff!!
Com essas dicas eu garanto que o problema se resolverá rapidinho.
1.   Faça um cercadinho em algum local de sua preferência em casa de no máximo de 1,80m por 1,80m e forre totalmente com jornal. É muito importante utilizar o jornal para que o cão dê preferência a fazer nele porque é natural que o cão procure uma área absorvente para fazer suas necessidades e evitar de sujar as patas.

2.   deixe lá sua comida e água e uma caminha confortável e quentinha para dormir à noite e sempre que ele sentir vontade. É importante que você não forre com nada absorvente, lençol, jornais, nada, justamente pelo motivo descrito acima de que os cães preferem fazer as necessidades em locais absorventes, portanto queremos evitar que ele sinta vontade de fazer as necessidades ali no local onde ele come e dorme. Então, até que ele tenha aprendido direitinho, evite forrar a área de descanso de seu cãozinho. É bem verdade que os cães têm uma tendência natural em manter limpos os locais em que come e dorme, mas na maioria das vezes, não se sabe como o filhote foi criado nos seus primeiros dias, portanto, é melhor não arriscar.

3.   Filhotes alimentam-se até 4x por dia, então intercale as refeições e dê sempre  comida e água juntas para que seja possível ter controle nos horários em que o cãozinho fará suas necessidades. Eles  sempre sentem vontade de fazer suas ‘’coisas’’ depois de 15 minutos de cada refeição no mínimo, portanto o controle é fundamental para você poder está presente para reforçar o comportamento que você quer toda vez que ele acertar o jornal.

4.   Caso você queira tirá-lo do cercado para brincar, faça isso só depois de ele fazer as necessidades, mas não o deixe passar mais do que meia hora fora do cercado para não correr o risco do filhote fazer as necessidades fora de onde não deve, então a cada meia hora você coloca ele de volta no cercado. Prefira brincar com o filhote dentro do cercado, mas não em meio à sujeira né? Depois que ele fizer as necessidades, você vai lá, limpa e brinca com ele lá dentro para q ele não associe o cercado com uma prisão, é importante que ele goste de ficar lá, então brinque mais com ele no cercado e menos fora dele, pelo menos no período de 15 dias em que ele tem que ficar lá. Isso vai evitar que ele associe o cercado com uma prisão ou confinamento já que ele se diverte e recebe mais atenção lá dentro do que fora. Aos poucos você vai introduzindo ele ao mundo exterior.

5.   De começo, delimite as áreas em que o filhote deve andar pela casa, no máximo dois ou três cômodos de acesso a ele, para reafirmar sua liderança desde pequenininho e para evitar trabalho se por acaso ele fugir do cercado e resolver fazer as necessidades em outro lugar.

6.   É muito importante ficar de olho nele quando estiver fora, quando você perceber que ele está rodeando muito em torno de seu eixo e cheirando muito o chão ou está latindo freneticamente opa! Já é hora de ir pro cercadinho porque é sinal de que lá vem sujeira, entendeu né?

7.   Com o tempo você vai perceber que ele escolheu um cantinho onde fazer as necessidades. Então é hora de começar a diminuir a quantidade de jornais.

8.   Diminua a quantidade de jornais sempre ao redor de onde ele faz as necessidades até diminuir o suficiente para que fique uma única folha de jornal.
9.   Se por acaso ele não estiver fazendo no local que você realmente quer que seja o definitivo, toda vez que limpar o local sujo, utilize algum removedor de cheiro sem amônia porque a urina secreta amônia.
10.       Guarde uma folha ligeiramente molhada e coloque no local que você quer que seja o definitivo. Você vai ver que com o tempo ele dará preferêcia aquele local, aí sim você pode começar a reduzir as folhas de jornal até ficar uma única folha.

11.       Se por acaso ele errar e fizer fora do jornal, aumente a quantidade de folhas ao redor de novo e repita o mesmo procedimento descrito até aqui.
Agora tenho uma ressalva a fazer: ao chegar na fase adulta o cão provavelmente tenderá a fazer xixi em diversos locais pela casa como se ele tivesse desaprendido só que na verdade ele está chegando na fase adulta e isso significa que eles têm necessidade de marcar seu território com o odor proveniente da urina pra avisar a outros e cães e até a outros humanos que ele está ali. Daí nesse caso entra outro tipo de treinamento a ser feito por um adestrador profissional ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário